03 NOV
Cia do Um Só apresenta: "José da Silva: é revolução ou marmelada?".
Início: 03/11/2021
Encerramento: 03/11/2021 às 16h54
Sobre o evento
A Cia do Um Só de teatro iniciará, a partir do dia 06 de novembro, uma série de apresentações da peça “José da Silva: é revolução ou marmelada?’, que será apresentada em diversos espaços da cidade de Botucatu neste mês.

[Via Produção]

"A peça “José da Silva: é revolução ou marmelada?”, se passa em um país fictício da América do Sul. Narra a trajetória de dois personagens que tentam mudar as suas vidas: José quer se alimentar, já que passa fome; Zequinha quer mudar a sociedade, já que percebe que vive em um lugar com muita desigualdade social.

O texto do espetáculo é uma adaptação de Elias Pintanel da obra “Revolução na América do Sul” (1960) de Augusto Boal, importante homem de teatro do Brasil e reconhecido no mundo todo com o seu Teatro do Oprimido. A peça no original foi feita para ser apresentada dentro de um espaço fechado e com um grande número de atores, com direito as cenas de coro, com músicas ao vivo, enfim, com toda aquela característica marcante do Teatro de Arena nas décadas de 1950 e 1960.

Murilo Andrade que assina a direção de “José da Silva: é revolução ou marmelada?”, viu no original de Boal uma possibilidade de fazer uma peça de teatro de rua com 4 atores: por isso a adaptação. O que não foi adaptado? Bom, parece que o contexto político, as dificuldades do povo, o aparelho político do estado, estratégias de eleição, populismo, retorna novamente na pauta da política nacional. Por causa disso que a história da peça não se passa no Brasil! E sim em algum lugar na América do Sul! [...]"

O projeto foi contemplado pelo Edital nº 05 da Prefeitura Municipal de Botucatu – Secretaria Municipal de Cultura, sendo uma ação realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, e será apresentado pela Cia do Um Só de teatro. Ainda contou com o apoio e patrocínio de diversos setores comerciais da cidade de Botucatu e São Manuel.

Ficha técnica do elenco:

Elenco: Giovanna Hernandes (atriz); Johnny Faustino (ator); Paulo Vitor Previatto (ator); Elias Pintanel (ator e dramaturgo); Murilo de Andrade (Diretor); Tânia Hernandes (Produção geral);
Murilo Andrade: Ator, professor e pesquisador teatral. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina -PR. Fundador da Cia Um Só de Teatro, sediada na cidade de Botucatu-SP.
Giovanna Hernandes – Atriz, membro da Cia Poética Botucatu/SP. Bacharela em Artes Cênicas Unicamp; Docente do Técnico em Teatro do SENAC-Jaú/SP.
Tânia Hernandes – Produtora – Advogada e Pedagoga. Produtora da Cia Poética de Teatro(2019).
Paulo Vitor Previatto – Ator, produtor cultural e músico. Graduado em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense, RJ (2011-2018). Técnico em Regência Coral pelo Conservatório de Tatuí (2017-2018).
Elias de Oliveira Pintanel – Dramaturgo e ator: Mestrado em Artes pela Unicamp; (2017). Graduação em Teatro Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2014).
Johnny Barbosa Faustino - Ator - Graduado em Educação Artística – Artes Cênicas pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru (2018).

Este trabalho contou com a orientação artística do ator Fernando Vasques pelo Programa de Qualificação em Artes.

Todas as apresentações serão gratuitas. No entanto haverá recebimento de alimentos para serem revertidos ao assentamento Mahatma Gandhi.

Cronograma:

6/11 Praça do Bosque – 11h
7/11 Praça Cohab 1 – Padaria Rainha – 15h
13/11 Pérola Negra – Marajoara – 15h
14/11 Assentamento Mahatma Gandhi – Rubião Junior – 15h
21/11 Sarad – 16h
25/11 Casa da Juventude – 19h30
27/11 Fundação Casa – 15h

Mais informações:
Secretaria Municipal de Cultura
Rua General Teles, 1040, Centro.