07 JUN
Encerramento: 12/06/2021 às 19h00
Local: http://www.cinecuesta.com/
Sobre o evento

A Mostra Independente Cine Cuesta 'Na Rota do Sol' surge em Botucatu, no meio do Cerrado Paulista, uma das principais áreas de recarga do Aquífero Guarani e historicamente atravessada pelo caminho Peabiru, um caminho sagrado que foi intensamente utilizado pelos indígenas sul-americanos desde muito antes da invasão pelos europeus, ligando o litoral ao interior do continente. Uma via com cerca de 3 000 quilômetros, que ligava os Andes ao Oceano Atlântico, atravessando territórios dos atuais Peru, Bolívia, Paraguai e Brasil.

O caminho tinha diversas ramificações utilizadas pelos guaranis, que através delas, se deslocavam pelas diversas partes do deu território, mantendo em contato, aldeamentos do norte ao sul do Brasil. Através do caminho, eram realizados escambos entre os indígenas do litoral e do sertão com os incas.

Percorrendo esses caminhos, a programação dessa mostra busca ampliar a reflexão de como o cinema nacional e latino americano re-existe em diferentes territórios físicos e subjetivos, com escolhas fílmicas que promovam a decolonização da imagem, percorrendo as realizações do cinema negro, LGBTQI+, indígena, infanto juvenil, experimental e filmes sob a ótica do tema mulheridade no cinema. Os escambos, horizontalidade e circulação entre as curadorias fortalecem esse encontro das diferenças, trazendo para a mostra as conexões sutis de nosso pequeno território paulista dentro da imensa Latino América.

A programação estará toda disponível on-line, com uma seleção de curtas metragens por cada território exibidos ao longo da mostra, e diariamente será exibido ao vivo um longa metragem seguido por uma roda aberta de bate papo com convidados.

Segunda feira 07/06 - Mostra de Cinema experimental (Liara Pinheiro).

Longa “Agora"
Tema: Desafios e realidades da produção experimental no cinema brasileiro

Terça feira 08/06 - Mostra de Cinema Infanto Juvenil (Vicky Romano).

Longa “Paraí”
Tema: O que inspira e estimula a criança e o jovem nessa formação do olhar e amplia sua reflexão sobre o seu lugar no mundo?

Quarta feira 09/06 - Mostra  de Cinema Indígena (Olinda Tupinamba).

Longa “Bimi Shu Ikaia”
Tema: Ativismo indígena no cinema

Quinta feira10/06 - Mostra de Cinema Negro (Ethel Oliveira).

Longa “Cavalo”
Tema: Diáspora negra no cinema: em busca do protagonismo na produção nacional!

Sexta feira 11/06 - Mostra de Cinema LGBTQI (Julia Katharine).

Longa “Limiar”
Tema: A diversidade e representatividade na cinematografia brasileira

Sábado 12/06 às 19h - Mostra de Cinema Mulheridade (Tete Avelar).

Longa “Para onde voam as feiticeiras”
Tema: Aonde estão as mulheres cis/trans/não binárias  em nossos filmes?

Acompanhe a programação pelo link: http://www.cinecuesta.com/