Botucatu pra frente: avanços na saúde se destacam em 2025
Comunicação - Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025

A Prefeitura de Botucatu apresenta à população um balanço do primeiro ano da atual gestão, marcado por muito trabalho, planejamento e investimentos que já fazem diferença no dia a dia da cidade. Ao longo dos primeiros 12 meses, a Administração Municipal avançou em áreas essenciais, com ações que cuidam das pessoas, organizam a cidade e preparam Botucatu para o futuro.
Na saúde, os investimentos ampliaram atendimentos, aproximaram os serviços da população e fortaleceram a rede pública.
Combate à Dengue: redução histórica de 90% dos casos
Esses números em 2025 são resultados de uma força-tarefa de cuidados com a cidade, envolvendo prevenção, monitoramento e ações integradas de saúde pública.
Além do combate, a vacinação inédita contra a dengue em 2026 é uma conquista histórica que reforça a liderança e a inovação em saúde pública na cidade. A iniciativa se soma a um conjunto de ações que colocaram a cidade em outro patamar no cuidado com a saúde, com planejamento, resposta rápida e decisões que salvam vidas.
Hospital do Bairro: uma revolução na saúde pública
Inaugurado em março de 2025, o Hospital do Bairro mudou o atendimento cirúrgico da cidade. Com foco em procedimentos de pequena e média complexidade, já realizou quase 1.500 cirurgias só neste ano, reduzindo significativamente filas históricas, como as de cirurgias de catarata.
É mais agilidade, mais resolutividade e mais cuidado com a população.
Mais estrutura, serviços e equipamentos
No Pronto Socorro Adulto (PSA), as melhorias vieram na reforma, com o laboratório de análises próprio e com um novo contrato de mão de obra médica: mais agilidade e melhor atendimento.
A Rede de Atenção Básica foi ampliada: duas novas unidades inauguradas (Cachoeirinha e Alvorada da Barra) e duas unidades em construção (Bem-Te-Vi e Vida Nova Botucatu).
Foi adquirido o segundo aparelho de Raio-X do Hospital do Bairro e SEP (Serviço de Estimulação Precoce), oferecendo atendimento multiprofissional para crianças de 0 a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, garantindo acolhimento e intervenção precoce. O Centro Oftalmológico também foi revitalizado, trazendo mais modernização e novos equipamentos para garantir mais conforto à população.
Na Causa Animal, foram realizadas 5.500 castrações e 5.700 atendimentos e ocorrências, além da reforma do Centro de Acolhimento de Animais (Canil Municipal) em andamento para fortalecer ainda mais o cuidado com cães, gatos e animais de grande porte no município.
E o trabalho continua! Em 2026, Botucatu segue avançando com novas obras, serviços e projetos, sempre com o compromisso de acolher e de cuidar da cidade e das pessoas!
