O Centro de Equoterapia de Botucatu, conveniada a Secretaria Municipal de Educação, reiniciou o atendimento a alunos da Rede Municipal de Ensino. O projeto é direcionado a estudantes do 1º ao 5º ano que possuem dificuldades acentuadas e/ou disfunção de aprendizagem e problemas de socialização.
Neste
ano de 2025, 125 alunos de 10 escolas da Rede Municipal do Ensino
serão atendidas pelo Projeto:
. EMEFI Profª Therezinha Paes Seco;
. EMEF Francisco Guedelha;
. EMEF Américo Virginio dos Santos;
. EMEFI Profª Dirce Aparecida Sartori Silveira;
. EMEF Profª Lygia Camargo Pardini;
. EMEFI Prof. Mozart de Moraes;
. EMEFEI Martinho Nogueira;
. EMEFEI José Antonio Sartori;
. EMEF Francisco Marins.
De
acordo com a coordenadora da educação especial, Paula Roberta
França, a escolha dos participantes ao Projeto de Equoterapia é
realizada pela Coordenadoria Pedagógica em conjunto com professores
de cada unidade escolar, que fazem uma triagem com os alunos que
apresentam problemas biopsicossociais.
“O
Projeto de Equoterapia trabalha com habilidades básicas para o
desenvolvimento humano que afetam no processo de ensino aprendizagem,
como atenção, memória, concentração, organização,
planejamento, percepção e autoestima, entre outros”, explica.
Segundo
a instrutora Maria Gabriela Araújo, além da prática de equitação,
que também pode ajudar as crianças com exercícios para o
equilíbrio, coordenação, postura e concentração, são
desenvolvidas outras atividades visando a responsabilidade e a
disciplina.
Sobre
a Equoterapia
A
equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o
cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde,
educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial
de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Ela
emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos,
psicológicos e educacionais.
Esta
atividade exige a participação de todo o corpo, o que contribui
para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade,
relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento
da coordenação motora e do equilíbrio.
A
interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de
montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização,
autoconfiança e autoestima.
A prática da equoterapia
objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de
pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades
especiais, tais como: lesões neuro-motoras de origem encefálica ou
medular; patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por
acidentes diversos e disfunções sensório-motoras.