O Fundo Social de Solidariedade do município de Botucatu, foi criado em 24 de junho de 1983, pela lei 2.372 sancionada pelo prefeito Antonio Jamil Cury, tendo como principal objetivo a mobilização comunitária e o atendimento demandas assistenciais de caráter emergencial.
Em janeiro de 2017, foi nomeado um novo conselho deliberativo com 12 membros e este passou a ser presidido pela Sra. Maria Aparecida Camargo Pardini, a Dona Pida, que incorpora aos objetivos do Fundo Social a promoção de capacitação profissional e estrutura para geração de renda, além de iniciativas que indiquem a melhoria das condições de vida das pessoas.
Todos os investimentos e ações do Fundo são viabilizadas pelo apoio da administração pública, através de todas as suas secretarias, pelas parcerias estabelecidas com pessoas físicas e jurídicas e por investidores da iniciativa privada que, de forma solidária e cidadã, acreditam nestes empreendimentos e apostam no desenvolvimento das pessoas e da sociedade botucatuense.
Projetos em que atua o Fundo Social de Solidariedade:
Projeto Criadores Solidários - uma iniciativas, que objetiva essencialmente a inclusão social de pessoas pela via do trabalho e da geração de renda . Sua efetivação ocorreu a medida que o poder publico, a iniciativa privada e a sociedade organizada se uniram com o propósito de promover mudanças sociais com desenvolvimento do ser humano .
Tem como principal missão favorecer a qualificação social e profissional , seja para o mercado de trabalho , seja para utilidade coletiva e inpidual, utilizando-se para isso da capacidade comunitária de criação , solidariedade e cidadania.
Compõem este projeto persas oficinas de capacitação e geração de trabalho e renda como:
1 - Oficina de Costura - confecção de bolsas e acessórios – funciona na sede do Núcleo de Assistência Social
2 - Oficina de Cozinha - produção de artigos de doceria, cafeteria e outros alimentos processados artesanalmente com a marca “Sabores da Gente“
3 - Oficina de Beleza - capacitação para cabeleireiros com apoio exclusivo da Soller Cosméticos
Projeto Pró- Criança de Desenvolvimento Infantil de Botucatu - Surgiu pela iniciativa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal que selecionando o município de Botucatu , ente os demais no Estado de São Paulo, sintetizou uma proposta de intervenção e investimento, abarcando diferentes dimensões do Desenvolvimento Infantil e intencionando promover e implementar a intersetorialidade e dar ênfase aos cuidados para assegurar os direitos das crianças.
Para Botucatu , é uma ação efetiva do poder público que inicia-se pelo olhar ampliado para todas as necessidades essenciais da criança na primeira infância , pois mais que recursos para sua sobrevivência, ela necessita de oportunidades para seu desenvolvimento integral.
Requer mudanças tanto no entendimento sobre a criança , quanto planejamento e execução de ações efetivas da família e do poder publico, demanda uma visão integral do usuário em todos os aspectos – a pessoa por inteiro , contemplando uma postura acolhedora com escuta atenta, olhar zeloso e o estabelecimento de vínculos e responsabilização .
Compõem este Projeto:
1 - O desenvolvimento de Capacitações que requerem mudanças, tanto no entendimento sobre a criança , quanto planejamento e execução de ações efetivas para a família, demandando uma visão integral que vai desde a de fase de pré natal , de parto e puerpério e essencialmente na fase que compreende os 3 primeiros anos de vida do bebe.
2 - Investimento em equipamentos e materiais informativos, que venham dotar de melhores condições as unidades básicas nos serviço de saúde, educação e assistência social .
Projeto Incentivo ao Esporte na Terceira Idade
Campanhas desenvolvidas:
1 - Campanha do Agasalho
2 - Campanha do Desarmamento Infantil
3 - Campanha de Aleitamento Materno
Como chegar: