22/07/2010 - Redação
Festival de Inverno apresenta comédia inspirada em conto de Machado de Assis

O Festival de Inverno apresenta o espetáculo “Deolindo e Genoveva” do grupo paulista Cia Lúdica, nesta sexta-feira [23], às 20h30. A apresentação faz parte da programação do Circuito Cultural Sesi em Botucatu, uma parceria entre a Prefeitura e o Sesi-SP

A peça é uma comédia popular dirigida pelo diretor e dramaturgo Paulo Drumond, inspirada no conto “Noite de Almirante”, de Machado de Assis. A narrativa conta a história de uma trupe de camelôs e fanfarrões, que tem como chamariz um imenso boneco.

Os artistas se instalam na praça de uma pequena cidade, e ao som de cornetas e bumbos tentam atrair o público para a apresentação. Com grande prestígio, anunciam a história de amor de Deolindo e Genoveva em meio a outras atrações artísticas apresentadas ao longo do espetáculo.

O conto é o condutor da trupe, que oferece ao público diversas formas de entretenimento, alinhando a atuação típica dos camelôs, ciganos e contadores de histórias, por meio do teatro de bonecos, poesia, números musicais e circenses. O espetáculo foi premiado em 2009, pelo ProAC, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Os convites para o espetáculo são gratuitos e limitados a dois ingressos por pessoa. Eles podem ser retirados com antecedência no Teatro Municipal, nesta sexta-feira, a partir das 10 horas.

Na noite da última quarta-feira [21], quem se apresentou no festival foi o grupo “Os Pregadores do Riso” com a comédia teatral “Sonhos de palhaços”. A peça abordou a importância de se conviver com as diferenças, usando para isso a figura do palhaço. De acordo com a administração do Teatro Municipal, 540 pessoas lotaram a plateia.

Histórico do grupo - A Cia Lúdica foi fundada há 16 anos, em São Paulo, com a proposta de desenvolver um projeto de teatro de grupo, baseado na qualidade da interpretação e na pesquisa de obras. Além de compor uma dramaturgia própria, trabalha-se na releitura de grandes clássicos.

Uma característica marcante da Cia. Lúdica é utilizar diversas linguagens, estilos e gêneros teatrais na elaboração de suas montagens. Como o épico, popular, teatro de rua e físico, circo, palhaço, mímica, pantomima, desenho animado e cinema mudo.

O primeiro trabalho desenvolvido pelo grupo foi em 1994, e resultou numa versão contemporânea da peça “La Leçon”, de Eugène Ionesco, que recebeu o nome de “A Aula”. Em seguida, encenaram “Lixo e A Poesia Secreta de Andréia”, ambas do diretor Paulo Drumond e “Pedro e o Lobo”, versão livre de Paulo Drumond da obra de Serguei Prokofiev, que em 2007 foi contemplada com o prêmio montagem PAC 22 [Programa de Apoio à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo]. No repertório ativo a companhia apresenta também uma nova leitura da peça A Aula intitulada “Sons em ouvidos surdos”.

Sobre o diretor - Com mais de 30 anos de experiência o ator, diretor e dramaturgo Paulo Drumond ingressou em 1982 no Grupo de Teatro Mambembe. Logo em seguida, fundou o Espaço Mambembe juntamente com Ednaldo Freire, Maria do Carmo Soares, Norival Rizzo e Zero Freitas. Foi consultor de Teatro da Fundação Memória da América Latina, dirigiu o Grupo Teatrada em Bié de Vida e Sonho, entre outras. No cinema atuou em “O País dos Tenentes,” sob a direção de João Batista de Andrade. Participou das novelas Chiquititas e Marisol, exibidas pelo SBT.

Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção Geral: Paulo Drumond
Direção do Conto: Marcya Harco
Elenco: Paulo Drumond, Marcya Harco, Cris Socci, Suzana Arruda e Carlos Franco Drummond
Elenco Stand-in: Andrea Ravanelli
Cenário, Figurinos e Adereços: Carlos Colabone
Composição Original, Direção e Execução Musical ao Vivo: Carlos Franco Drummond
Coreografia: Anelita Gallo
Iluminação: Marcya Harco e Paulo Drumond
Técnica de som e luz: Rick Soares
Criação e Confecção do Boneco Gigante: Cia. Articularte
Fotógrafo: Edu de Paula
Direção de Produção: Deborah Corrêa

Foto: Edu de Paula

O Festival segue até o dia 1º de agosto, no Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci ”. Todas as atrações terão entrada gratuita.

Confira a programação até o dia 1º de agosto:

Dia: 23
20h30
Espetáculo: “Deolindo e Genoveva” baseado no conto “Noite de Almirante” de Machado de Assis com a Cia Lúdica

Dia: 24
Espetáculo: “Diários de Viagem” com o Grupo OMSTRAB

Dia: 25
20h30
Apresentação musical: “Ivan Vilela Trio” com Ivan Vilela [viola de dez cordas], Paula Ferrão [viola de arco e rabeca] e Gilberto De Syllos [contrabaixo]

Dia: 27
20h30
Apresentação musical: “Violões da Garôa” com Euclides Marques & Luizinho Sete Cordas