| baú de histórias |

Uma Fábula sobre a Fábula
Uma História do Saci
Woo Sing e o Espelho

| técnicas para contar histórias |

Contar histórias

Conselhos valiosos para quem pretende ser um contador de histórias

Indicações de leitura

| para saber mais |

• Livros bons para se ler e contar

Sites

Livros teóricos

• Artigos sobre contação e contadores
A Contação de Histórias no século XXI
A Importância do Saber Contar Histórias na Educação Infantil
A Narração de Histórias e as Crianças Pequenas
A Psicanálise dos Contos de Fadas
Contar Histórias - Uma Arte Imortal
Contar Histórias - Uma Linguagem de Afeto
Narrativas da Tradição como Meio de Ensino na Formação Continuada de Professores
O Conto de Tradição Oral e a Aprendizagem do Professor
Obras dos Irmãos Grimm
Os Primeiros Contadores de Histórias
Uma Arte dos dias de Ontem para Revitalizar os Recursos Humanos de Hoje

| eventos |

Oficinas Culturais
A Secretaria de Cultura com o objetivo de valorizar as diversas expressões artísticas, desenvolve o Projeto de Oficinas Culturais, o qual procura atingir a população interessada em adquirir conhecimento nas áreas específicas.

Os cursos oferecidos neste primeiro semestre de 2007 foram de Desenho e Pintura, ministrado pela professora Ana Claudia Fernandes Cassetari, Oficina de Sonhos: a arte de contar, ler e ouvir histórias, ministrada pela professora Vera Lúcia Ravagnani e Oficina de Monotipia, ministrado pela artista plástica Rosa Barreiros.

As oficinas acontecem na Secretaria de Cultura, no Espaço Cultural, às segundas-feiras e aos sábados. Os grupos formados por 25 alunos passaram por uma seleção, pois o número de candidatos foi maior do que o de vagas oferecidas, constatando o interesse da população em expressar suas idéias e também, pelas oficinas serem gratuitas.

Os grupos são heterogêneos, com pessoas de várias idades e formação, o que possibilita uma riqueza na troca de experiências ampliando o aprendizado de cada participante.

| histórico |

PROJETO: “oficina de sonhos: A Arte de Contar, ler e ouvir histórias”

“Contar uma histórias é dar um presente de amor.” - Lewis Carrol
A experiência de ouvir e contar histórias é uma antiga arte ligada à essência do ser humano. As narrativas tradicionais expressam em imagens as verdades mais profundas da vida.  Daí serem eternas.

Era uma vez... histórias de heróis, santos, príncipes e princesas, bruxas e dragões mexem com a fantasia, com os sonhos e ajudam crianças e adultos a superarem, com simplicidade e beleza, muitos  conflitos. É um convite  para o sonhar e sonhando formar o próprio caminho, pontes para jornada da vida.

Contar histórias é a mais antiga e, paradoxalmente, a mais moderna forma de comunicação. No passado, era o contador de histórias o depositário da experiência, conhecimento e sabedoria. Em tempos de supremacia da imagem (da televisão, do computador, das coisas prontas) as histórias contadas oferecem um divertimento que está dentro de cada um, em seus valores subjetivos. Em tempos passados, o rito familiar possibilitava o clima intimista na relação entre as gerações nas sessões de contação de histórias. A figura do avô ou da avó era símbolo do faz-de-conta, agente de introspecção imaginativa das crianças e jovens. Via de regra, brincadeiras entre crianças reproduziam e ampliavam as simbologias dos momentos mágicos extraídos dos livros.

Os tempos mudaram: a relação intimista entre as gerações fica prejudicada pelo acelerado dos ritos sociais modernos, e a nova figura do contador de histórias passa a ser o monitor de TV. As brincadeiras, antes essencialmente coletivas (sem desperdiçar momentos de introspecção), assumem caráter de um isolamento ou nos momentos coletivos, reproduzem imagens prontas de uma trama estereotipada. Em um mundo sem tempo, torna-se necessário o resgate do instante mágico da contação de histórias e da leitura.

Por meio de dinâmicas e vivências, despertar os contadores de histórias que existem em cada um, estimulando com técnicas elaboradas, a faceta sensível e poética inerente ao ser humano, aprimorar sua capacidade expressiva e criativa, valorizar a relação com o livro como fonte de inspiração na busca de disseminar, pela prática, o direito de formar não somente leitores, mas antes de tudo, cidadãos sensíveis, mais humanizados.

A OFICINA é uma proposta interdisciplinar que tem por objetivos:
• Sensibilizar o talento criativo do participante para ouvir e intuir histórias
• Integrar o conhecimento e a sabedoria milenares das histórias ao nosso cotidiano
• Familiarizar o participante com as técnicas e as artes de ouvir e contar e ler histórias.
• Estimular os participantes a contarem histórias em seu dia-a-dia.

ESTRATÉGIAS
A metodologia desta oficina contempla:
• Exercícios interativos, de sensibilização e observação de si mesmo e do outro
• Atividades com jogos teatrais e artes plásticas aplicadas às técnicas de contação de histórias
• Exercícios de ler, ouvir e contar histórias
• Momentos de embasamento teórico-prático por meio de leituras dirigidas e aulas dialogadas
• Pesquisa e estudo dirigido
• Aplicação do CAV

PÚBLICO-ALVO
Todos que queiram conhecer vivenciar e trocar idéias sobre a arte de ler, ouvir e contar histórias.
*Pede-se que o participante tenha mais de 15 anos.

Arquivos em formato PDF, clique aqui.
| baú de histórias | eventos | histórico | para saber mais | técnicas para contar histórias |